quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Brasília é cidade com maior qualidade de vida do país, aponta ranking

 



Fundada em 1950 pelo presidente Juscelino Kubitschek, Brasília atende à profecia de Dom Bosco: ele sonhou ter visto entre os paralelos 15 e 20 o surgimento de uma grande civilização onde correria leite e mel e ficaria junto de um grande lago. A cidade tem 31 regiões administrativas e abriga 2,91 milhões de pessoas.



Avaliação considera 39 categorias; 230 cidades do mundo estão na lista. Entre critérios estão acesso a moradia, qualidade do ar e entretenimento.
 
Brasília é apontada como a cidade com maior qualidade de vida do país e 106ª do mundo em ranking divulgado pela consultoria Mercer. A empresa diz elaborar o ranking "para auxiliar empresas multinacionais e outras organizações a remunerar de maneira justa seus empregados enviados em transferências internacionais" e tem como referência dez critérios, subdivididos em 39 categorias, como acesso a moradia, qualidade do ar, problemas de transporte, educação e entretenimento.

A posição de Brasília é a mesma da do ano passado. As outras três cidades brasileiras listadas foram Rio de Janeiro, em 117º (subiu um lugar em relação a 2015); São Paulo, em 121º (caiu duas posições por causa da crise da água e do aumento de ocorrência de doenças infecciosas) e Manaus, em 125º (subiu uma posição). O ranking traz ao todo 230 locais em todo o mundo.
 
O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, afirmou ver com “alegria” a posição da cidade no ranking. “É uma cidade bastante arborizada, a população é bastante afetiva. Brasília ainda tem uma segurança que é em média melhor do que da maioria das cidades brasileiras. Nós temos uma infraestrutura de serviços boa, então acho que o conjunto dessas coisas fazem de Brasília a cidade com a melhor qualidade de vida do país.”
 
Rollemberg disse considerar como meta fazer com que esse cenário se estenda para as regiões administrativas além do Plano Piloto. O desafio, para ele, é melhorar a qualidade de atendimento na saúde pública. Já os locais que destaca são o Parque da Cidade, as cachoeiras, o Clube do Choro e as feiras, como as do Guará e de Ceilândia.
 
“Tem ainda toda a questão da diversidade cultural. E acho que poucas cidades vão ter o privilégio do Parque Nacional de Brasília com aquelas piscinas deliciosas e, em pleno século 21, onças se reproduzindo em condições naturais”, declarou.
 
O secretário de Turismo, Jaime Recena, disse considerar o resultado “uma notícia muito boa”. “Brasília é uma cidade única no mundo, patrimônio cultural da humanidade, isso reforça a vocação dela. Tem apresentado bons índices de segurança pública nos últimos anos, com redução de alguns números referentes à criminalidade, o que a torna segura. Brasília é uma cidade de fácil locomoção, de mobilidade, você não tem problemas de trânsito como em outros locais do mundo.”
 
“É uma cidade que tem cultura de respeito ao cidadão, como a questão da faixa de pedestre, o que demonstra esse espírito colaborativo do brasiliense. São inúmeras qualidades. É uma cidade parque, é uma cidade em que você tem uma integração muito grande com a natureza, é muito presente na vida da cidade”, completou.
 
O gestor afirmou ver pontos passíveis de melhora – como saúde pública e incentivo ao uso de bicicletas –, mas destacou que, apesar de ter vivido oito meses em Barcelona [Espanha] e seis meses em Dublin [Irlanda], prefere a capital entre todas as cidades que já conheceu. “Para mim é a melhor [cidade que tem]. Não troco Brasília por nenhuma.”
 
O ranking
Viena (Áustria) ocupa o primeiro lugar, seguida por Zurique (Suíça) e Auckland (Nova Zelândia). Na América Latina, Montevidéu (Uruguai) tem a melhor da região – 78ª. Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina) aparecem em 93º e 94º lugar, respectivamente.
 
A comparação tem como alvo "empresas e multinacionais que devem avaliar quanto mais pagar ou como compensar seus empregados por dificuldades que eles enfrentarão quando são enviados, por exemplo, de Londres a Buenos Aires", disse o pesquisador que liderou a equipe do estudo, Slagin Parakatil, à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC.
 
A pesquisa faz parte da Pesquisa de Qualidade de Vida Mundial divulgada anualmente pela consultoria. Nesta edição, a empresa incluiu um novo fator de avaliação, sobre segurança pessoal. Nesta categoria, Luxemburgo ocupa o primeiro lugar. Entre as brasileiras, Manaus é a melhor colocada. Atrás dela fica Brasília, em 134ª, Rio de Janeiro, em 185ª, e São Paulo, em 192ª.

g1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário