segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Refluxo pode causar perda dental



Refluxo é uma doença digestiva em que o suco gástrico do estômago faz o caminho inverso pelo esôfago e volta para a boca. Esse líquido, normalmente muito ácido, tem o poder de irritar e inflamar os tecidos que revestem o esôfago e a mucosa bucal, diminuir a saliva e causar até perda dental.
 
Em um dia normal, o pH da boca varia entre 6.8 a 7.2 e o dente e a saliva trocam sais minerais o tempo todo. Entretanto, quando a saliva se torna ácida o esmalte dental passa a doar mais sais ao meio bucal fazendo com que o dente sofra um processo de desmineralização.
 
“Um refluxo que atinge a boca com conteúdo gástrico variando o seu pH entre 1.2 a 3.0 influencia negativamente na quantidade e qualidade da saliva promovendo uma queda brusca do pH oral e dissolvendo os sais de cálcio e o fosfato que compõem o esmalte do dente, fenômeno chamado de erosão dental”, diz Leonardo Tribis, cirurgião-dentista do Hospital Albert Einstein.
 
Por isso, podemos dizer que o refluxo causa a diminuição do brilho do esmalte e a perda progressiva e irreversível da estrutura dentária. “Tempo, frequência e intensidade dos refluxos podem acabar deixando a camada do dente extremamente fina deixando-os cada vez mais amarelados e sensíveis”, diz o especialista.
 
Boca seca e aftas
A presença prolongada de ácidos na cavidade bucal pode inclusive levar à inflamação das glândulas salivares reduzindo sua quantidade e o fluxo salivar. “Não é difícil encontrarmos pacientes com refluxo gástrico e xerostomia (boca seca). Além disso, a mucosa bucal pode desenvolver feridas, como se fossem aftas”, diz o especialista.
 
Perda dental
Dependendo do grau de desgaste provocado pela erosão dental, o tratamento pode ser bem invasivo e severo “Às vezes é necessário colocar pinos, núcleos metálicos fundidos ou fazer restaurações”, diz Leonardo.
 
Esses procedimentos, mesmo quando bem indicados e efetuados, requerem muita atenção e cuidado por parte do paciente que deve seguir a risca todas as indicações do profissional. “Se nossas orientações não forem seguidas ou o paciente se descuidar e acabar mordendo um alimento duro a raiz do dente pode ser fraturada e causar perda de todo elemento dental”, diz o dentista.
 
Mudança de hábitos
Por isso, se você sofre com o refluxo, se liga nas dicas do Leonardo para que os danos dentais sejam os menores possíveis.
 
- Pode-se dizer que os episódios de refluxo são mais frequentes quando a pessoa está deitada. Em pé, a gravidade ajuda a impedir que o conteúdo gástrico vá para o esôfago. “Seria interessante fracionar a dieta ao longo do dia evitando que o jantar seja a principal refeição do dia”.
 
- Também é recomendado comer devagar e evitar alimentos que estimulem a produção ácida do estômago como: pimenta, café, chá preto, limão, vinagre e bebidas cítricas entre outros.
 
- Evite ingerir líquido durante as refeições aguardando um intervalo aproximado de 1 a 2 horas.
 
- Evite bebidas alcóolicas, pois elas relaxam a esfíncter (músculo que abre e fecha o canal do esôfago) e deixam o estômago ácido, e as gaseificadas, pois o gás promove o aumento da pressão intragástrica.

- Evite escovar os dentes imediatamente após o consumo de comidas ou bebidas ácidas. É preferível aguardar pelo menos 1 hora ou escovar antes de se alimentar.
 
- Controle a obesidade e o sobrepeso associando uma dieta saudável à prática habitual de exercícios.
 
- Durma em uma cama elevada na cabeceira em aproximadamente 20 a 25 cm.
 
- Fuja de roupas apertadas na região do abdômen como: calças, cintas e cintos. Esse tipo de peça aumenta a pressão desta área do corpo facilitando o refluxo do ácido para o esôfago.
 
Terra.com

2 comentários:

  1. Parabéns meu primo pela informação e prestação de serviço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meu primo pela informação e prestação de serviço!

    ResponderExcluir